
Sabe-se que os minerais da madeira não se transformam em gases e permanecem ali, em meio às cinzas, de forma que podem ser devolvidos à natureza de forma a serem reutilizados novamente pelo eco sistema.
Quem sabe, dependendo da quantidade que algumas caldeirarias, ou empresas que se utilizam de fornos onde madeira de eucalipto são queimadas para geração de energia, ou simplesmente aquecimento, ensacar em pacotes pequenos e disponibilizar para venda, seja um bom negócio.
As cinzas contêm todos os minerais da madeira das árvores, que são os nutrientes necessários para a saúde das plantas. Embora não contenha carbono ou nitrogênio, eles estão disponÃveis no composto.
A Universidade de Vermont recomenda cerca de 20 litros de cinzas para cada 100 metros quadrados de solo. Mas é importante salientar que, como as cinzas de madeira aumentam o pH dos solos, não seria uma boa ideia para culturas que gostam de solos ácidos, como mirtilos ou batatas.
É bom que você esteja ciente de que nem todas as partes do mundo têm solos ácidos e, se seus solos já forem alcalinos, adicionar cinzas de madeira pode causar problemas.
A dica é boa, muitos já se fazem isso. Mas é muito recomendável que você estude bem o assunto, antes de despender esforço nessa solução.