Para lareiras, por exemplo, os pedaços de lenha não devem ser maiores que 50 centÃmetros, pois não caberiam nos queimadores. Já para os fogões à lenha, podem ser um pouco maior. Como vivemos num mundo capitalista, há sempre alguém inventando algo para ajudar no dia a dia de todos, com a finalidade de vender a ideia ou o produto, criando dessa forma, uma fonte de renda. E é por conta disso que você pode comprar lenha já limpinha e ensacada nos supermercados. Alguém teve a ideia de sair aos campos, colher a lenha, limpar, medir e cortar os pedacinhos num tamanho e espessura ideal para manuseio residencial, colocar numa embalagem prática e finalmente, disponibilizar para vendas.
A mesma coisa aconteceu para outra finalidade, não residencial. As empresas que precisam de lenha para queima, para uso em caldeiras, fornos, estufas e afins, agilizam suas produções cotidianas, comprando as lenhas já preparadas para a finalidade, num tamanho e espessura ideal. Diferente das medidas usadas para para fins residenciais, as empresas preferem as lenhas na medida de 1m (um metro) com a espessura em torno de 10 a 17 centÃmetros.
Esses pedaços de lenha, por terem um tamanho maior, parecem mais com uma tora, embora não tão grande quanto o termo gera a impressão e por isso, são apelidaras de torinha. Nada mais que uma tora, pequenininha. Essas torinhas, podem ser encontradas no mercado de eucaliptos em diversos comprimentos. Dentre eles, o mais comum, é a torinha de um metro, a qual, por sua popularidade, ficou conhecida por Metrinho.
Então, toda vez que você ouvir o termo Metrinho, saiba que se refere a um pedaço de lenha, normalmente de eucalipto, com aproximadamente 14 centÃmetros de diâmetro, por 1 metro de comprimento. (0,14m x 1,0m).